top of page

Notícias

73% dos que aprovam Bolsonaro se sentem seguros para sair de casa.

Percentual nacional é de 51% Leia a pesquisa da Poder 360.


Pesquisa mostra que 73% dos entrevistados que avaliam o presidente Jair Bolsonaro como ótimo ou bom se sentem “totalmente” ou “mais ou menos” seguros para sair de casa e frequentar lugares públicos em meio à pandemia de covid-19. Outros 26% desse grupo de bolsonaristas pensam o contrário: sentem-se pouco ou nada seguros.

Já entre as pessoas que avaliaram o chefe do Executivo como ruim ou péssimo, o sentimento é invertido. Aqueles que têm pouco ou nenhum receio para sair somam 37% e os que se sentem pouco ou nada seguros são 62%.

Os números refletem diretamente a opinião de Bolsonaro, que vem defendendo rotineiramente que as pessoas voltem a trabalhar para evitar uma paralisação econômica. Segundo ele, esse efeito poderia provocar alta taxa de desemprego, o que poderia ser ainda mais letal do que a covid-19.

Na média nacional, os que afirmaram não se sentirem seguros para sair de suas residências são 47%. Outros 51% não têm esse medo. E 2% não souberam responder.

O levantamento também indica que 31% dos brasileiros tiveram que sair para trabalhar nas últimas duas semanas. Outros 66% afirmaram que não saíram e 3% não souberam ou não responderam.

A pesquisa foi realizada de 25 a 27 de maio pelo DataPoder360, divisão de estudos estatísticos do Poder360, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 544 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.


Aprovação de Bolsonaro

O levantamento do DataPoder360 mostra ainda que a rejeição ao presidente Jair Bolsonaro cresceu de 39% para 44% em 15 dias. A avaliação positiva, no entanto, se manteve estável, oscilando dentro da margem de erro.

Os que afirmaram que a administração federal é ótima ou boa foram 28%, enquanto 23% considera-a regular.

Desde o início do mandato de Bolsonaro, em janeiro de 2019, os eleitores se dividiram em 3 grandes grupos: 1 a favor do governo, outro contra e 1 que se move de 1 lado para o outro de acordo com o momento.

No entanto, o levantamento divulgado neste sábado (30.mai.2020) mostra uma nova movimentação: os que antes consideravam o governo regular estão migrando para os polos, ou aprovando ou rejeitando o presidente.

Fonte: Poder 360.

7 visualizações0 comentário