Notícias

Continuando as Dicas de Segurança para o Cidadão no seu dia a dia do 22 ao 32.

22) Tenha se possível uma extensão do telefone no seu quarto ou tenha ali um celular para os casos de precisar chamar a polícia pelo fone 190, em caso de sua residência ser invadida.


23) Tenha sempre em local certo telefones de emergência, de parentes ou pessoas a quem possa pedir ajuda, para dispor deles quando precisar. Mantenha atenção constante ao entrar e sair de sua residência. Muitos delinquentes abordam suas vítimas nesta hora porque estão distraídas.


24) Se mora em condomínios, procure ajudar no controle de acesso ao condomínio, evitando trazer pessoas estranhas para dentro dele.


25) Se mora só, deixe à disposição do síndico telefones de contato de pessoas a quem se deva comunicar problemas ou pedir ajuda, para casos em que o Sr(a) não possa fazê-lo em momentos de necessidade.


26) Não dê informações por telefone para pessoas desconhecidas.


27) No dia do seu pagamento, evite a conversa com pessoas estranhas dentro ou fora do banco. Observe se alguém está seguindo-o. Se precisar transportar muito dinheiro, não ande sozinho, peça a companhia de parentes, amigos ou seguranças.


28) Em caixas eletrônicos, não revele sua senha para terceiros. Em caso de dificuldade, comunique-se com funcionários do banco. Observe atentamente as pessoas em atitudes suspeitas próximas ao local. Evite horários e locais de maior risco. Evite realizar saque de grandes quantias.


29) Em sequestro relâmpagos, não reaja em nenhuma circunstância. Procure obedecer todas as exigências do bandido. Tente observar as características físicas, cicatrizes e marcas. Peça auxílio à Polícia assim que for libertado.


30) Ensine as crianças a pedir auxilio à polícia (pessoalmente ou por telefone) ou às pessoas conhecidas, quando perceber estranhos em atitudes suspeitas ou que estejam molestando.


31) Oriente seus filhos para não desviarem do trajeto casa-escola-casa, sem prévio acordo.


32) Oriente seus filhos para que se afastem de situações perigosas, tais como: armas, acidentes, aglomerações, discussões, etc.

3 visualizações0 comentário